terça-feira, 12 de maio de 2009

Seção Mundo Pequeno (isso tende a aumentar...)

Uma das sequencias que mais me chamam a atenção no desenho "O Príncipe do Egito" (Dreamworks) é quando Jetro mostra a Moisés que todos nós fazemos parte de um grande tapete, que apesar de sermos apenas um desses fios, somos parte de um todo maravilhosamente conectados, somente quando o Artesão Maior terminar de tecer poderemos ter a dimensão da obra. Digo isso por que ultimamente tenho me deparado com uma sucessão de encontros gerados por desencontros do passado.

Por conta do meu trabalho em Barão Geraldo tenho por vezes almoçado no self-service de um hipermercado. Sempre nessas ocasiões trombo com um casal singular. Ele, numa cadeira de rodas elétrica, habilmente manejada pelos seus dedos e ela junto, sua esposa. Não conhecia Denise, apenas por foto. Mas conhecia o Xyko (assim mesmo que se escreve) de longa data, a sua fama o precedia. Xyko foi um frutos do trabalho de um dos maiores pregadores que conheci, o Adilson Donatelli, hoje residindo em BH. Xyko, apesar de sua limitação física é um dos seres humanos mais ativos que conheço, ele é capelão evangélico do HC da UNICAMP. Isso mesmo, limitado a uma cadeira de rodas, Xyko dedica sua vida a espalhar amor, consolo, fé e esperança, num lugar onde isso é artigo raro. Se quiser saber mais dele e acompanhar seu trabalho, acesse o blog xykomotta.blogspot.com.

Xyko é amigo de Adilson, que é amigo de Pepê (que está com Deus), que é amigo de Cidão, que é amigo de Edu Baez, que fez estudo com Pepê, que fez estudo com Adilson, que inspirou Edu Baez a palestrar, e por aí vai....A tapeçaria está se formando. Hoje almocei com Gustavo, grande amigo, que é filho da Denise, que participou dos primeiros estudos bíblicos com Iberê, que foi discipulado por Haroldo, que quando Pepê teve que partir com Jesus, levou a filha do Pepê ao altar, para se casar com o Alexandre, filho do Miguel, amigo de faculdade do Cidão. O Cidão passou bons 15 anos da vida falando de Jesus para o Miguel e nada. Aí o Alexandre, filho do Miguel, vai pra um acampamento, muda de vida, o Miguel começa a fazer estudo com o Iberê, que deu estudo para o Edu, que foi professor da Paula, esposa do Alexandre e filha do Pepê. E o Cidão tromba com o Miguel, convertido na igreja e firme com Deus. Ah, o Cidão é fruto do trabalho do Xyko e hoje trabalhamos juntos na mesma comunidade....olha a tapeçaria de novo. Como disse J. Donne no século XVII: "nenhum homem é uma ilha..."

É isso...em qual parte da tapeçaria o Artesão Maior tem colocado você?

Seção Mundo Pequeno