sábado, 12 de novembro de 2011

O texto abaixo não é meu, contudo reflete uma das preocupações que tem assaltado a minha mente nos últimos anos....Há uma crescente feminilização do mundo. Nada contra a mulher (aliás, tudo a favor), o que me incomoda é como cada vez mais homens deixam ser homens, com medo de serem taxados de machistas....

POR QUE ESCOLHI SER TOSCO (Por José Marcos Ribeiro Júnior)

Há algum tempo comecei um movimento denominado #EuEscolhiSerTosco com algumas frases provocantes sobre a tão deturpada masculinidade cristã. Assumi o risco de escrever sobre este assunto na época do politicamente correto e da moda "emo-metrossexual-nãobíblica", o que prá mim é apenas um movimento para manchar a imagem do homem cristão e sensibilizá-lo, tirando dele suas características peculiares de líder em sua igreja, família e comunidade.

Como consequência, os homens estão ficando cada vez mais fragilizados e a igreja cada vez mais femininas. Os cânticos, frases e mensagens são voltados, geralmente, para mulheres e as atividades são cada vez mais idioticamente infantilizadas.Vamos formando, assim, uma geração de "bananas" espirituais que jogam toda a responsabilidade que deveria ser deles no colo de suas mulheres que, sem saída, assumem o papel de mamãezinha num relacionamento onde deveriam ser mulheres e esposas para cuidar do "bebezão" que tem em casa.

A Bíblia é clara quando diz que o homem tem a responsabilidade da liderança, assim, creio que estamos falando de maneira um pouco sarcástica de algo que é inerentemente bíblico!

Gostaria, a título de esclarecimento, mostrar algumas diferenças entre o cristão tosco e o não-tosco.

1 - O não-tosco chega pro culto na hora em que vai começar ou um pouco atrasado. Ele não tem nada prá fazer lá a não ser assistir. Ele "adoooooooora" ser servido. O tosco chega antes porque está liderando alguma coisa e quando vai começar o encontro tudo já precisa estar preparado. Ele se sente honrado em servir.

2 - Um dos motivos que fez o não-tosco chegar atrasado foi o tempo que ele gastou passando creme, gel, escolhendo a roupa e tomando seu banho. O tosco se preparou antes, tomou um banho rápido e se "maquiou" com oração e bíblia!

3 - O não-tosco ou não tem família constituída e mora com o "papí", ou, se a tem, é um peso morto nela. A esposa é quem decide quando e como vão à comunidade religiosa e todas as outras coisas. Se ele morresse, seus filhos sentiriam falta apenas do seu dinheiro. O tosco é o líder espiritual, dando segurança à esposa que vê nele um homem cristão e é espelho pros seus filhos que vêem nele alguém que gostariam de ser!
4 - O não-tosco gosta de Clarice Lispector (nada contra se você é mulher!), teologia liberal que faz de Deus mais uma vovózinha e de cânticos bem melosos! O tosco gosta de Jesus, Pedro (cara muito tosco), Paulo e teologia reformada.

5 - O não-tosco nunca ora em casa. O tosco é quem puxa a oração familiar.

6 - O não-tosco acha normal só ter mulheres ensinando nas mais diversas áreas da igreja e fazendo com que as crianças achem normal uma espiritualidade feminina. O tosco acha isso inadmissível e não tem medinho de se envolver no ensino.

7 - O não-tosco acha esse texto machista, sexista, politicamente incorreto, retrô (palavra bem não-tosca) e outras definições que infestam o mundo de uma teologia deturpada, medrosa e esquisita. O tosco está rindo e querendo fazer mais para mudar a nossa história!

Agora, é claro que só comentários sem palavrão e afins serão aceitos. Os anônimos nem pensar, porque comentário anônimo é coisa de não-tosco.